domingo, 9 de agosto de 2009

Costa Dourada abre em outubro

Novo shopping já fechou contrato com lojas âncoras e terá uma unidade das Lojas Americanas e um supermercado, além de quatro salas de cinema

O Shopping Center Costa Dourada, projeto localizado na PE-60 que começou a ser desenhado há cerca de dez anos, tem inauguração prevista para outubro próximo. O empreendimento, que soma 13.400 metros quadrados de área bruta locável, vai ter como âncoras as Lojas Americanas – sendo, inclusive, a retomada de investimento dessa empresa em Pernambuco – o supermercado Arco-Íris, quatro salas de cinema e o parque Show Play. Como megaloja estão a A Nordestina e Moda Mania. O novo centro de compras, construído no estilo open mall – com uma circulação aberta – recebeu cerca de R$ 30 milhões em investimentos. A partir desta semana, os lojistas partem para obras em cada unidade locada. Nos próximos dois meses, a expectativa é que comece uma etapa muito esperada, principalmente pelos moradores da região: a geração de 1.000 empregos para atender nas lojas e no funcionamento do local.Os empreendedores têm 70% dos 115 espaços locados e consideram que o período em que a crise econômica ameaçou o desempenho do varejo já ficou para trás. Olham para frente e partem para uma expectativa de fluxo de até 20 mil pessoas/dia. Os cinemas serão operados pela NGE Prime Plex e terão um total de 420 lugares. Nas operações classificadas como satélites, estão marcas bastante conhecidas, como Boticário e Bob´s, esta última com quiosque e lanchonete, e a Total Line. Entre as outras empresas que vão atuar no local estão a Moca Café e a Abreus, voltada para moda praia, operação bem adequada para a região, tendo em vista que parte do público consumidor será aquele que estará seguindo rumo às praias do litoral Sul. No verão, inclusive, o fluxo de veículos na rodovia onde fica o investimento chega a 65 mil/dia e fica em 40 mil/dia durante as demais estações. Mas, independentemente da influência do verão, o empreendimento tem como público-alvo os moradores do Cabo, Escada e Ipojuca. “Onze linhas de ônibus passam pela minha porta. Pensando nisso, colocamos no projeto um recuo na parte externa do estacionamento para que os ônibus possam parar sem problemas”, diz Eduardo Cardoso, empreendedor do shopping. Outro gesto que mostra o quanto o grupo se preocupou em proporcionar o melhor acesso possível para a população das proximidades, é que uma pista que dá acesso à Cohab da Cidade Garapu, uma das áreas mais populosas do Cabo, será pavimentada com recursos do grupo, a um custo até então estimado em R$ 400 mil.O shopping terá sete operações viradas para o lado externo, dando aos empresários uma certa independência no atendimento aos clientes, mas ainda oferecendo o conforto disponível nos demais corredores do open mall. O shopping tenta manter ao máximo o conforto dos clientes quando estiverem passando de um lado para o outro do mall, com todas as passagens cobertas e o espaço sendo aproveitado para instalação de quiosques.

Apesar de ter sido pensado inicialmente para o público das classes B, C e D do entorno do empreendimento, a transformação pela qual passou o Complexo Portuário de Suape nos últimos anos, com a entrada de grandes investimentos, como a refinaria e o estaleiro, também serviu para dar novos contornos ao local. Um exemplo é que além da tradicional praça de alimentação, o projeto destinou uma parte para o chamado espaço gourmet, com a instalação de dois restaurantes para permanências maiores, com tomada e conexão para internet.“Colocamos essa opção porque pela proximidade com Suape devemos ter no horário de almoço um público que pode usar o período para algum encontro de negócios”, explica Eduardo Cardoso, empreendedor do shopping. O empresário cita que o Costa Dourada está situado em uma região que vem crescendo economicamente 11% ao ano, diferente de muitas outras do Nordeste e a expectativa é que isso influencie positivamente nos resultados do shopping.O horário de funcionamento do novo centro de compras do Estado ainda está sendo definido. Mas a estimativa dos empreendedores é que funcione entre 9h e 21h, com abertura em horário diferenciado aos domingos. A administração do Shopping Center Costa Dourada e a do estacionamento com 1.200 vagas serão feitas pelos próprios empreendedores.PESQUISAO cenário não é positivo apenas para os que estão situados na área de convergência de regiões com crescimento com o de Suape. Segundo uma pesquisa do Ibope Inteligência, a indústria de shoppings conta hoje com uma participação de 21% no faturamento do varejo, mas pode chegar a 40% com a qualificação e desenvolvimento que o segmento está demonstrando. Outro fator positivo é o aumento nas compras. De 2006 para 2009, houve um incremento de cinco pontos percentuais, passando de 40% para 45% o índice de pessoas que realizam alguma compra dentro desses locais. A média do valor gasto também saiu de R$ 107, há três anos, para R$ 140, uma alta de 31%, já atualizada com IPCA.

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